-
Motorista de ônibus obrigado a permanecer em local sem banheiro e água será indenizado em BH
-
Chuva forte pode atingir quase 30 cidades de MG; veja quais
-
Gerentes de bancos rearam informações de clientes para quadrilha que desviou R$ 20 mi
-
Ave dita como extinta por 50 anos volta a habitar maior área de Mata Atlântica em MG
-
PM lança operação para prender criminosos na Grande BH
PF faz operação simultânea de fiscalização de produtos químicos em empresas de MG
Resultado das buscas, realizadas em dezenas de empreendimentos de várias regiões de Minas, será divulgado ao longo do dia
Empresas de diversas regiões de Minas Gerais foram alvo da Polícia Federal (PF) durante a operação Higeia, uma ação geral simultânea de fiscalização em larga escala de produtos químicos utilizados na indústria. As ações ocorreram entre a última segunda-feira (19 de maio) e esta sexta-feira (23).
Para realizar as buscas de forma simultânea em todo o Estado, foi necessário empenhar todo o efetivo capacitado na área da corporação e, ainda, contar com o apoio de agentes de outras unidades especializadas da PF. O foco das ações era o cumprimento das diretrizes da Divisão de Controle de Produtos Químicos (DQ), além do aperfeiçoamento dos procedimentos dos policiais envolvidos.
Dezenas de empresas, que tinham sido previamente selecionadas pela PF, foram fiscalizadas com o intuito de verificar a regularidade do armazenamento, manuseio e destinação dos produtos químicos.
"A padronização dos procedimentos de fiscalização permite maior eficácia na geração de Informações de Polícia Judiciária, contribuindo para futuras investigações criminais, quando necessário", completou a corporação.
Um balanço do resultado da operação será divulgado pela PF ao longo do dia.
Educativa
Ainda segundo a PF, a operação ainda teve um caráter educativo e de transparência, ensinando a sociedade o motivo para a corporação exercer o controle sobre produtos químicos no país, reforçando o compromisso da instituição policial com o combate à criminalidade e o controle rigoroso de materiais sensíveis.
"Essas substâncias, embora amplamente utilizadas na indústria e em diversos setores legais, podem representar riscos significativos se desviadas para fins ilícitos", disse a corporação.