BALAIO MINEIRO

Bocaiúva inaugura exposição permanente sobre a família de Henfil, Betinho e Chico Mário  

Centro de Memória Casa Figueiredo Souza será lançado dia 23 de maio com mostra que une afeto, política e resistência


Publicado em 22 de maio de 2025 | 15:00

A cidade de Bocaiúva, região norte de Minas Gerais, irá receber a exposição permanente “Balaio Mineiro – Memória de uma Família Brasileira”. O lançamento ocorrerá no dia 23 de maio, e é uma celebração da herança cultural, política e afetiva da família dos irmãos Henfil (Henrique de Souza Filho), Betinho (Herbert de Souza) e Chico Mário (Francisco Mário) – nomes emblemáticos da cultura e da cidadania brasileiras, filhos de Maria da Conceição.

A exposição marca a inauguração do Centro de Memória Casa Figueiredo Souza, localizado no Complexo Cultural e Turístico Estação Ferroviária de Bocaiúva, e integra a primeira edição da Mostra Estação Arte Cidadania, que segue até 25 de maio com intensa programação cultural.

A exposição “Balaio Mineiro – Memória de uma Família Brasileira” é fruto de um cuidadoso trabalho de resgate histórico e afetivo, e é inspirada no livro homônimo de Wanda Figueiredo, uma das filhas de Dona Maria. Com 672 páginas, a obra mergulha nas experiências da família Figueiredo Souza, entrelaçando relatos íntimos, documentos e lembranças que atravessam os grandes eventos da história brasileira do século XX, como o golpe de 1964, o exílio, anistia, a redemocratização, a epidemia da Aids e a campanha contra a fome.

A narrativa revela não apenas os feitos dos irmãos Henfil, Betinho e Chico Mário, mas também destaca a importância das mulheres da família, que sustentaram pilares e esculpiram os alicerces dos valores que caracterizam essa história. Também é inspiração para o projeto o livro “A Lista de Alice”, onde Betinho relembra a cidade da sua infância, e traz o conceito da Pequena e Grande Bocaiúva: “o fato é que onde exista uma pessoa nascida em Bocaiúva, define-se uma extensão territorial para além das fronteiras do município”.

A exposição, idealizada por Regina Souza, neta de Dona Maria, nasce do acervo afetivo das mulheres da família, composto por cartas, fotos, documentos e objetos guardados por décadas. Regina, cantora, compositora, atriz e produtora, descreve a exposição como um reencontro da memória com o presente, um museu de afeto e um gesto político. “Esta casa é mais do que um espaço expositivo — É a história de uma, das muitas famílias brasileiras, que lutaram e ainda lutam pela liberdade, democracia e justiça social no país”, afirma ela.

Mostra Estação Arte Cidadania
23 a 25 de maio / Exposição Permanente “Balaio Mineiro – Memória de uma Família Brasileira” 
Local: Casa Figueiredo Souza – Complexo Cultural e Turístico Estação Ferroviária, Bocaiúva (MG) 
Inauguração: 23 de maio de 2025 
Horário: 19h 
Entrada gratuita