LITERATURA

Susana Barreiros lança livro 'Maria e Bandeira', em BH, neste sábado (24)

Autora escreveu obra infantil sobre amizade entre uma menina e sua égua, na Leitura Pátio Savassi

Por Laura Maria
Publicado em 22 de maio de 2025 | 13:39

Uma menina de nome Maria vive na zona rural com seus avós e é apaixonada pelos animais. Sua predileção são os cavalos, em especial a égua Bandeira, que mora no sítio onde trabalha o avô de Maria. As duas são companheiras inseparáveis! Certo dia, porém, a égua desaparece. A menina fica inconsolável, mas não se deixa abater e sai em uma expedição investigativa para entender o que aconteceu. Ela percebe que algo está errado, e, com a ajuda de alguns amigos, vai recolhendo indícios do que pode ter levado ao sumiço da égua.

Esse é o mote do livro “Maria e Bandeira”, da escritora Susana Barreiros Furtado Dias, que será lançado neste sábado (24 de maio), na Leitura do Pátio Savassi, das 11h às 13h. Susana se inspirou na própria existência para criar a história. “Tenho uma égua mangalarga chama chamada Open. Ela é um animal muito especial e tem um olhar sentimental inigualável. Eu tenho uma filha, de 11 anos, a Cecília, e as duas têm uma relação muito especial”, comenta Susana.

A obra é uma fábula contemporânea, que traz uma mensagem de sensibilidade e respeito aos animais. “É uma dedicatória a quem é capaz de reconhecer, no olhar de um animal, a profundidade de seus sentimentos. Nossa conexão com a natureza é muito profunda, habita em muitos lugares e se revela especialmente na relação natural entre crianças, famílias e o mundo ao redor. Essa história também fala de amor entre a família. Maria perdeu os pais e é criada pelos avós, em um contexto de afeto e cuidado”, elabora.

Santiago Régis, do Grupo Editorial Quixote, foi o convidado para fazer as ilustrações do livro. “Tive pouco contato com o Santiago, mas ele representou muito bem tudo o que quis dizer. Eu tive vivência em ambiente rural, e, ao fazer suas ilustrações, é como se ele conhecesse e soubesse por onde transitei. Ele conseguiu captar a alma do texto e colocar no papel e desenhou o moinho d’água do lugar em que eu vivia de um jeito muito preciso. Parece que ele fez junto comigo”, celebra.

A autora tem outros três livros publicados, “A Gata Malhada e o Gato Paçoca”, “A Maratona de Cães e do Bilíngue” e “A Turma do Juscelino em: o Sumiço da Gata Malhada”, e conta estar muito animada para o lançamento. “É uma oportunidade única e especial da minha vida! É a primeira vez que publico pelo Grupo Quixote, e para mim isso é uma grande realização. Tenho muito a agradecer”, comemora.