e mais publicações de Henrique Carvalho

Henrique Carvalho

Cristão, filho do Deus vivo, casado e jornalista. Busco compartilhar estudos e reflexões bíblicas de forma simples e ível. Meu desejo é incentivar a leitura da Palavra de Deus e ajudar outras pessoas a crescerem na fé. Que cada texto aqui publicado possa edificar sua vida e fortalecer sua comunhão com o Senhor. Seja bem-vindo(a)!

HENRIQUE CARVALHO

Confiar em Deus…será que estamos prontos para isso?

Ele sempre nos suprirá com aquilo que precisamos - não necessariamente com o que queremos.

Por Henrique Carvalho
Atualizado em 24 de abril de 2025 | 14:28

Se ao menos o Senhor tivesse nos matado no Egito!, lamentavam-se. Lá, nós nos sentávamos em volta de as cheias de carne e comíamos pão à vontade. Mas agora vocês nos trouxeram a este deserto para nos matar de fome! Então o Senhor disse a Moisés: Vejam, farei chover comida do céu para vocês. Diariamente o povo sairá e recolherá a quantidade de alimento que precisar para aquele dia. Com isso, eu os provarei para ver se seguirão ou não minhas instruções. (Êxodo 16:3-4)

Contudo, quando mediram, cada um tinha o suficiente. Não sobrou alimento para os que recolheram mais nem faltou para os que recolheram menos. Cada família recolheu exatamente a quantidade necessária. Moisés lhes disse: Não guardem coisa alguma para o dia seguinte. Alguns deles, porém, não deram ouvidos e guardaram um pouco de alimento até a manhã seguinte. A essa altura, a comida estava cheia de vermes e cheirava muito mal. Moisés ficou furioso com eles. (Êxodo 16:18-20)

Não é tão simples quanto parece, na vida real, a frase: confie em Deus. E essa dificuldade não é recente. Podemos vê-la já presente no Velho Testamento, no livro de Êxodo. Naquele momento, quando Deus proveu alimento e disse para que eles pegassem somente o necessário, alguns não deram ouvidos e guardaram também para o dia seguinte — ou seja, não confiaram que Deus seria capaz de prover alimento todos os dias.

Quantos de nós também não agimos assim hoje? E não estou aqui dizendo para você viver de forma irresponsável, sem pensar no amanhã. Isso seria inconsequente, e seria tolice da minha parte te incentivar a viver dessa maneira.

O que desejo hoje é mostrar que a nossa confiança em Deus nem sempre é tão forte quanto pensamos que seja — e nem tanto quanto Ele gostaria que fosse.

A palavra confiança, no hebraico, significa “estar seguro”. Ou seja, não há sentimento melhor a se ter quando falamos de Deus. Ele deve ser o nosso porto seguro. No livro de Jeremias, o profeta diz: Maldito o homem que confia no homem (Jeremias 17:5). Confie somente em Deus. Coloque nele toda a sua esperança.

Se Deus colocar em seu coração — ou usar alguém para te dizer: "Ei, você tem o suficiente hoje e terá amanhã" — não corra para guardar com medo de faltar. Deus foi capaz de prover hoje, e também irá prover amanhã para você. Muitas vezes, deixamos de aproveitar tudo aquilo que Deus tem para nós justamente por causa da nossa desobediência.

É como diz aquele velho ditado: entrega e confia... Mas aqui eu acrescento: em Deus. Pode ter certeza de que, quando você se entregar e ar a confiar plenamente em Deus, nada daquilo que você precisa faltará.

E aqui não estou falando sobre acúmulo de bens, riquezas ou qualquer coisa semelhante, como dizem por aí aqueles que utilizam a Palavra de Deus para pregar a prosperidade. Veja bem, no texto de Êxodo, que quando mediram o que cada um tinha recolhido, cada um tinha o suficiente. Não sobrou para quem recolheu mais, nem faltou para quem recolheu menos.

Deus sempre nos suprirá com aquilo que precisamos — não necessariamente com aquilo que queremos.

Eu oro para que Deus fortaleça sua confiança n’Ele. Abra seu coração e entregue tudo o que você tem a Deus. Entregue seus bens, filhos, empresa, casa, veículo — e até mesmo as contas. Tenho certeza de que Ele é um muito melhor do que nós.

Deixe que Deus tome conta da sua vida… entrega e confia!