BRASIL X EUA

Lula diz que Trump “joga por terra” o livre comércio e afirma que Rússia tem interesse no Brasil

Em encontro com Putin em Moscou, presidente brasileiro defendeu o fortalecimento do multilateralismo

Por Levy Guimarães
Publicado em 09 de maio de 2025 | 12:07

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aos tarifaços que o líder americano vem promovendo contra diversas nações, incluindo o Brasil.

Em uma reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (9), em Moscou, Lula defendeu o multilateralismo e disse que Trump desrespeita os outros países.

“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos EUA, de taxação de comércio com todos os países do mundo de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio. Joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países”, disse.

Desde que Trump assumiu o poder nos EUA, em janeiro deste ano, Lula não conversou com o presidente americano. Na única vez em que estiveram no mesmo ambiente, no funeral do Papa Francisco, no Vaticano, não se cumprimentaram.

Na agenda com Putin, Lula também afirmou o desejo de “estreitar” relações com a Rússia e que o Brasil tem interesses “políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos” com o país euroasiático. Ao mesmo tempo, destacou que os russos devem ter “muitos interesses” no Brasil.

“Temos interesse em discutir sobretudo a área energética. Temos muito interesse em em estabelecer a relação com a Rússia nas pequenas usinas nucleares”, pontuou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, integra a comitiva de Lula na Rússia, ao lado de outros três ministros e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Nesta sexta-feira, Lula  participou da cerimônia de 80 anos do Dia da Vitória, em Moscou, na Rússia, que celebra o aniversário da vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. epois, Lula participou da oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido e de um almoço oferecido por Putin e durante a tarde. Ainda na sexta-feira, terá uma reunião bilateral com o líder russo. 

O presidente brasileiro também vai se reunir com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, único líder da União Europeia presente nas celebrações, e participa de um jantar na embaixada brasileira em Moscou.

No domingo (11), Lula segue viagem para Pequim, na China. Na segunda-feira (12) e na terça (13), o petista fará participação no encontro do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro chinês, Xi Jinping.