NOVELA

Cruzeiro e América decidem não votar em eleição para presidência da CBF

Clubes divulgaram nota conjunta com outras agremiações do Brasil discordando do pleito

Por Bruno Daniel
Publicado em 22 de maio de 2025 | 18:46

Cruzeiro e América decidiram boicotar as eleições para a presidência da CBF. O pleito será realizado no próximo domingo (25) e terá Samir Xaud, presidente da Federação Amazonense, como candidato único. Além de Raposa e Coelho, outros 18 clubes da Liga Forte União decidiram não comparecer.

Em nota conjunta, os clubes da LFU defendem que o futebol brasileiro "precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade". Também no comunicado, as agremiações ressaltam o descontentamento e a discordância com o atual processo eleitoral na entidade máxima do futebol brasileiro.

Os clubes concluem o comunicado dizendo que, após as eleições, querem conversar com a gestão eleita para discutir mudanças nas regras eleitorais e outras demandas. 

Além de Cruzeiro e América, também assinam a nota  Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.

Entenda

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF no dia 15 de maio deste ano. A decisão foi tomada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). No lugar de Ednaldo, assumiu o vice-presidente da entidade, Fernando José Sarney, que convocou novas eleições.

O afastamento de Ednaldo teve como base o questionamento de uma no acordo que havia encerrado as polêmicas sobre a eleição de Ednaldo para a presidência da CBF, em 2022. A do Coronel Nunes, um dos ex-dirigentes da CBF que assinou o documento em janeiro deste ano, foi questionada, devido às suas condições de saúde.

Ednaldo tentou recorrer ao STF para derrubar a decisão que o tirou da presidência da CBF, mas depois acabou desistindo da medida e, consequentemente, do cargo

Veja abaixo a íntegra da nota dos clubes sobre a eleição para a presidência da CBF:

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.