Zerar, platinar e 1000G: o que significa essas expressões no mundo dos games? Entenda
Para alguns, esses termos podem até parecer óbvios, mas para muitas pessoas não é tão fácil assim
Se você gosta de videogames, com certeza já ouviu falar de "zerar o jogo", "platinar" e conseguir o "1000G". Mas, no final das contas, sabe o que significa essas expressões? Para alguns, esses termos até podem parecer óbvios, mas para muitas pessoas não é tão fácil assim. Mas calma! O TEMPO Games te explica cada uma delas.
O que é zerar um jogo
Para um gamer tradicional, independente da plataforma, seja ela Nintendo, PlayStation ou Xbox, zerar o jogo é finalizar a história principal do game. Ou seja: terminar a narrativa deixando de lado outras informações, como conteúdos adicionais; por exemplo as DLC - assunto que pode ser incluído no jogo após o lançamento inicial.
O que é platinar um jogo?
Já platinar um jogo é uma conquista exclusiva dos videogames PlayStation. De acordo com o progresso no jogo, existem os ganhos dos troféus de bronze, prata e ouro. O Troféu de Platina significa conseguir todos as insígnias, que é concedida ao completar 100% do game. Para isso, é obrigatório completar a história principal, coletar tudo o que é possível, completar missões secundárias, e geralmente, qualquer outro desafio que o jogo exija.
Qual foi seu primeiro Troféu de Platina? 🏆
— PlayStation Brasil (@PlayStation_BR) April 19, 2020
O que é conseguir 1000G em um jogo?
Já conseguir 1000G em um jogo é uma conquista exclusiva dos videogames Xbox, da Microsoft. O 'G' se refere ao Gamescore, uma medida de progresso e conquista dentro do game. Esses pontos são obtidos ao desbloquear conquistas (achievements) e completar desafios. Exemplo: se você liberar uma conquista que vale 50 pontos de Gamescore em um jogo, ao desbloquear 20 dessas, você terá acumulado o tão dispurado 1000G.
Nada como a sensação de ter todas as conquistas de um jogo!
— XboxBR (@XboxBR) June 26, 2024
Conte para a gente qual foi o último título que você atingiu a marca de 1000G! pic.twitter.com/VnmkchwZjz
Platina e 1000G pode se tornar um pesadelo...
Jogar videogame é uma experiência para se divertir, e não para virar um compromisso a todo custo em busca da platina ou do 1000G em um jogo. Querer alcançar os 100% pode demandar muito tempo, dedicação e até provocar estresse, de acordo com a dificuldade do game. O que pode causar um grande impacto negativo na experiência da gameplay. Na história dos jogos eletrônicos, alguns se destacam pelo alto grau de dificulade em conquistas, confira:
Jogos PlayStation com Platinas difíceis
A própria Sony elencou, em seu site oficial, os jogos mais difíceis para o PlayStation. Entre eles, estão:
- Bloodborne;
- Cuphead;
- Dark Souls;
- Devil May Cry 5;
- Elden Ring;
- God of War;
- Horizon Zero Dawn;
- Nioh;
- Sekiro: Shadows Die Twice;
- The Last of Us Part II;
- The Witcher 3: Wild Hunt.
Jogos Xbox com conquista 1000G mais difíceis
- Diablo IV;
- Elden Ring;
- Gears of War 5;
- Halo: The Master Chief Collection;
- Indiana Jones e o Grande Círculo;
- Ninja Gaiden 3;
- Outlast II;
- Persona 4 Arena.