Com águas cristalinas, trilhas em meio ao Cerrado, cânions com mais de 100 metros de altura e paisagens que impressionam pela diversidade, a região das Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, vizinho do Jalapão, o destino turístico mais famoso do Estado, começa a ganhar projeção como um dos destinos mais promissores do ecoturismo no Brasil. Ainda pouco explorada pelo grande público, o destino tem atraído turistas em busca de natureza, tranquilidade e novas experiências, impulsionando a economia local e revelando o potencial do Estado do Norte no turismo de natureza.
Essa região a 500 km da capital Palmas compreende extensa área que abrange as cidades de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeiras, Natividade, Paranã, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga. Os atrativos vão desde lagoas, como as do Japonês, a trilhas e formações rochosas, como o cânion Encantado, os Arcos do Sol e a Cidade de Pedra. Grutas, cavernas e cachoeiras completam o roteiro. Um dos pontos mais visitados é o Rio Azuis, em Aurora do Tocantins.
O aumento expressivo no fluxo de visitantes nos feriados da Semana Santa e do Dia do Trabalhador levou as autoridades locais a adotarem protocolos de controle de o, com o objetivo de preservar os ecossistemas sensíveis e garantir a experiência sustentável dos turistas. A medida, segundo a prefeitura de Aurora do Tocantins, foi necessária diante da alta ocupação das pousadas e hospedagens ecológicas na região. “Nós não temos a dimensão das belezas que temos em nosso Estado. Os brasileiros precisam conhecer o Tocantins”, afirma o governador Wanderlei Barbosa.
Ouça nosso podcast!