-
Ave extinta por 50 anos volta a habitar maior área de Mata Atlântica em MG
-
'Só parou de abusar de mim porque não conseguia mais ter ereção'
-
Cidades - Últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais
-
Choque e tiro em órgão genital: militante denuncia tortura da PM
-
Vídeo: moto na contramão atropela criança que saía da escola
Tarifa social da Copasa: mais de 100 mil famílias podem perder desconto; veja como solicitar
Companhia quer dobrar número de beneficiários e alerta para prazo de atualização do cadastro

Mais de 103 mil famílias em Minas Gerais correm o risco de perder o desconto de até 50% nas contas de água e esgoto oferecido pela tarifa social da Copasa. O motivo é a falta de atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), exigido para a manutenção do benefício. O prazo para regularização vai até 30 de junho.
A tarifa social é destinada a famílias de baixa renda que vivem em imóveis residenciais e possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Hoje, cerca de 772,5 mil famílias estão cadastradas no programa, mas a Copasa quer dobrar esse número e alcançar até 1,5 milhão de beneficiários nos 637 municípios atendidos pela companhia.
Em Belo Horizonte, quase 11 mil famílias estão com o cadastro desatualizado. Na região metropolitana, são mais de 30 mil. Entre os bairros com maior número de beneficiários em risco na capital estão Alto Vera Cruz (182 famílias), Jardim Vitória (171), Mantiqueira (170), Jardim dos Comerciários e Lindeia (166), Céu Azul (154), Paulo VI (153), Jaqueline (130), Independência (129) e Piratininga (126).
Como solicitar ou atualizar o benefício da tarifa social
Para garantir o desconto, o cliente precisa seguir os seguintes os:
Cadastre-se ou atualize o CadÚnico: Vá até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município e solicite a inscrição ou a atualização dos dados no CadÚnico. Após o atendimento, será emitido um comprovante de cadastramento.
Separe os documentos necessários: Além do comprovante do CadÚnico, é preciso apresentar o F e uma conta atual da Copasa do imóvel onde o benefício será aplicado.
Solicite o benefício junto à Copasa: O pedido pode ser feito pelos canais de atendimento da companhia:
- WhatsApp: (31) 99770-7000
- Site: www.copasa.com.br
- Webchat
- Agências móveis (atendimento itinerante)
- Se a documentação estiver correta, o desconto será aplicado já na fatura seguinte.
Além disso, a Copasa está enviando alertas por SMS, comunicados nas contas de água e material informativo por mala direta. Campanhas de rádio e ações conjuntas com prefeituras e CRAS também estão sendo realizadas para ampliar o alcance da tarifa social.
O benefício está previsto na Resolução Normativa nº 150, da Arsae-MG (Agência Reguladora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais), e é limitado ao consumo de até 20 mil litros por mês.