COMEÇOU!

Vale Tudo: Saiba como foi o capítulo de estreia do remake

Novela foi um dos assuntos mais comentados das redes sociais na noite desta segunda (31)

Por Ana Clara Brant
Publicado em 01 de abril de 2025 | 09:18

Mais uma vez o Brasil foi convidado "pra esta festa pobre/que os homens armaram/pra me convencer". Uma das produções mais aguardadas de 2025, o remake de Vale Tudo, estreou na noite desta segunda (31) no horário nobre da Globo. A produção - que está sendo chamada de 'a novela das novelas' - foi um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Na rede X (antigo Twitter), as #Vale Tudo, #Bella Campos, #Maria de Fátima e #Taís Araújo ainda figuram entre os temas em alta na manhã desta terça (1º).

 

 

De uma maneira geral, o primeiro capítulo agradou. Mantendo a narrativa e  - em vários momentos - até os mesmos diálogos do capítulo de estreia da versão que foi ao ar em 1988 - o folhetim de Manuela Dias mostrou que tem tudo para conquistar os telespectadores brasileiros assim como aconteceu há 37 anos. 

O grande destaque foi, sem dúvida, a atuação da protagonista Taís Araújo que de cara já mostrou carisma, talento e empatia. A atriz, que vive Raquel Acioli, uma mulher batalhadora, resiliente e dona de uma fé inabalável no futuro, deu um show de interpretação logo nas primeiras cenas. No embate com o marido Rubinho (Julio Andrade), já ficou evidente que Taís foi a escolha certa para o papel que na trama original foi de Regina Duarte. Mas se na primeira versão, Raquel leva um tapa do marido e aceita, em 2025, ela não deixou barato e revidou.

 

Outro ponto alto da estreia foi Bella Campos. Bastante criticada quando foi a escolhida por fazer umas das vilãs mais icônicas da teledramaturgia, Maria de Fátima, e também nas chamadas, ela conseguiu mostrar segurança em boa parte das  sequências. Bella recebeu muitos elogios dos internautas, ao contrário de seu parceiro de cena, Cauã Reymond. O físico do galã se sobressaiu mais do que o talento. Outra que não mostrou ainda a que veio foi Carolina Dieckmann na pele de Leila, ex-mulher de Ivan (Renato Goés).

Muita coisa da trama original foi mantida. A começar pela logo, pelo tema e pelo mesmo estilo da abertura, além de algumas canções da trilha-sonora como o tema de Raquel ('Isto Aqui O Que É'), composição do mineiro Ary Barroso e que foi interpretada por Caetano Veloso. Uma das cenas que viralizaram da estreia, assim como aconteceu naquele longínquo maio de 1998, foi a discussão sobre a honestidade no Brasil entre Maria de Fátima (Bella Campos), o avô Salvador (Antonio Pitanga) e a mãe Raquel (Taís Araújo).

 

 

Mas, a da primeira versão -  por mais que o trio atual o texto atualizado de Manuela Dias tenham se esforçado - ainda é insuperável e certamente  está no rol das cenas mais emblemáticas da história da televisão brasileira. Ninguém consegue superar a ironia e o talento de Gloria Pires. Enfim, Vale Tudo 2025 começou com o pé direito e promete ser realmente a cereja do bolo das celebrações dos 60 anos da TV Globo.