CLÁSSICO

Vale Tudo: Saiba história de 'Brasil', música que Gilberto Braga escolheu para tema de abertura

Canção gravada por Gal Costa foi mantida na versão de 2025

Por Folhapress
Publicado em 01 de abril de 2025 | 14:15

O remake da novela "Vale Tudo", cujo primeiro capítulo foi ao ar nesta segunda-feira (31), manteve a canção "Brasil", interpretada por Gal Costa, como a música de abertura - assim como no folhetim original, de 1988.


"Brasil" foi escrita há quase 37 anos por Cazuza, Nilo Romero e George Israel. A canção, uma mistura de rock e samba que expressa uma visão pessimista e desiludida sobre a situação social do país, foi incluída no disco "Ideologia".

 

 


"Vale Tudo", escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, foi a nona mais assistida da história do Brasil, segundo dados do Ibope. Braga escolheu "Brasil" a dedo para integrar a trilha sonora de "Vale Tudo" após escutar a versão de Gal Costa no show "Lua de Mel Como o Diabo Gosta", lançado como disco em 1988.


"Fiquei Arrepiado, porque tinha tudo a ver", disse Braga, em depoimento coletado para o livro "Teletema", de Guilherme Bryan e Vincent Villari. No mesmo livro, Gal Costa itiu que gravou a canção "como uma espécie de protesto".
"Brasil" foi originalmente composta para o longa "Rádio Pirata", dirigido por Lael Rodrigues, de 1987.


Em depoimento para o livro "Preciso Dizer Que Te Amo - Todas as Letras do Poeta", o produtor e baixista Nilo Romero explicou que Rodrigues pediu para que a letra de "Brasil" refletisse os temas de "escândalos financeiros e impunidade" de seu longa.
"['Brasil'] foi escolhida para a novela sexta-feira, foi gravada no sábado, a Gal botou a voz no domingo, e segunda-feira estreou", disse Romero, ao jornal O Globo.


Em entrevistas, Cazuza falou da desilusão presente na música: "Os problemas do Brasil parecem os mesmos desde o descobrimento".


"A letra de 'Brasil' é como um cara pobre, normal, vê, sem paternalismo, esse 1% da população que está se dando bem  - e do qual faço parte. Sempre tive horror à política, mas tem coisas que você nem precisa saber, qualquer um vê", afirmou Cazuza para "Preciso Dizer Que Te Amo - Todas as Letras do Poeta".

Ainda no livro, ele revelou que a música crítica surgiu quando se deparou com o "país totalmente ridículo" que era o Brasil em 1987. "O [José Sarney, então presidente], que era o não-diretas, virou o rei da democracia. O Brasil é um triste trópico".

Além de embalar a trilha sonora de "Vale Tudo", "Brasil" ficou conhecido como um retrato da situação política, econômica e social do Brasil de 1988 - um retrato que, para Manuela Dias, que assina o remake, continua atual.

O tema de abertura foi polêmico na época,segundo Braga, houve críticas do departamento comercial da Globo devido ao verso "o meu cartão de crédito é uma navalha".


Após estrear em "Vale Tudo", Cazuza regravou "Brasil" para o disco de 1988 "Ideologia". O cantor ainda se juntou a Gal Costa para interpretar a canção durante a turnê "O Tempo Não Para", do mesmo ano.

O remake substitui "Mania de Você" como a nova novela das nove da emissora Globo. Estrelada por Debora Bloch, Taís Araújo e Cauã Reymond, o folhetim também está disponível na plataforma de streaming Globoplay.