Minas Travel Market espera 4.000 profissionais de turismo no Minascentro
Segundo Peter Mangabeira, presidente da Abav-MG, a proposta desta edição é ampliar expositores, negócios e networking
Começa nesta quinta-feira (24/4), no Minascentro, a Minas Travel Market (MTM), feira de turismo organizada pela BBC Eventos em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagens – Seção Minas Gerais (Abav-MG). A expectativa dessa edição é receber carca de 4.000 profissionais de turismo nos três dias de evento (até sábado, dia 26/4), consolidando-se como um espaço estratégico para negócios, qualificação e networking.
Neste ano, a MTM contará com mais de 100 estandes de marcas, destinos e prestadores de serviços ligados ao setor. A programação está dividida em três pilares: feira de negócios, capacitações e pitches, que subtitui a rodada de negócios. Cada fornecedor terá um tempo entre dez e 20 minutos no palco para apresentar seus produtos aos agentes de viagens. Confira abaixo a entrevista com o presidente da Abav-Minas, Peter Mangabeira.
Com o sucesso da MTM 2024, a Abav-MG resolveu ousar mais este ano? No ano ado, como era o primeiro ano do novo formato, a gente trabalhou a feira já pensando na deste ano. A ideia sempre foi ampliar a dimensão do evento em vários aspectos.
O que os agentes de viagens e operadores podem esperar da edição 2025? Mais capacitações, mais expositores nacionais e internacionais, mais networking, enfim, um evento ainda melhor do que 2024, que como disse, foi o espelho para 2025.
Depois de transferir a organização da feira para BBC eventos, a mesma organizadora da BTM Fortaleza, quais as mudanças mais significativas no evento mineiro? O know-how da BBC é visível no trade turístico. Em poucos meses, eles conseguem convidar dezenas de caravanas de agentes e operadores de viagens e também grandes players para visitarem a feira. Além disso, a quantidade de expositores a cada ano é enorme. Eles já chegaram a ter 214 estandes num mesmo evento realizado por eles no Nordeste.
Este ano, a organização da feira anunciou o formato Pitch, que substitui a rodada de negócios. Como vai funcionar esse novo formato? No Pitch, o fornecedor (expositor) tem pouco tempo de palco (entre dez e 20 minutos) para apresentar seu produto para a plateia, que pode ser, em média, formada por 100 agentes locais. Esse formato é o mesmo utilizado durante o Visit USA realizado este ano em São Paulo.
Como você avalia a feira do ano ado e as quais as mudanças ou novidades foram implementadas neste ano? Um dos principais objetivos deste ano é aumentar a quantidade de caravanas, profissionais de turismo e expositores. Além disso, teremos mais capacitações.
Um dos motivos do sucesso da MTM está na mobilização pela Abav dos agentes de viagens de outros Estados por meio das caravanas. Elas foram ampliadas este ano? Sim, além das Abav regionais, a BBC Eventos possui uma rede de líderes para trazerem caravanas. Teremos caravanas dos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do interior de Minas Gerais.
Quantas marcas, expositores e destinos, entre nacionais e internacionais, devem marcar presença no evento? São 100 estandes de marcas, destinos e prestadores de serviços. O número de expositores e destinos foi bem ampliado, mas a grande novidade serão os destinos internacionais, teremos pelo menos quatro operadoras internacionais expondo na feira. Os números exatos poderão ser fornecidos no encerramento da feira, pois os estandes ainda estão sendo montados conforme demanda do expositor e muitos vêm com agregados.
Um dos pontos críticos da edição do ano ado é o espaço escolhido, o Minascentro, que não tem uma estrutura adequada. O evento será novamente no mesmo espaço. O que vocês fizeram para corrigir as deficiências do espaço? Neste ano, o evento será realizado na área climatizada do Minascentro, que é muito boa. A nossa opção pelo Minascentro é principalmente pela localização, que atende a todos os agentes de viagens da área metropolitana Belo Horizonte, além de estar próximo da rede hoteleira e ao lado do Mercado Central, que encanta os visitantes. Lawrence Reinisch, diretor da Reed Exhibitions e da WTM Latin America, feira de sucesso em São Paulo, já disse que considera o Minascentro o centro de convenção mais bonito do Brasil.
Tendo como base a feira o ano ado, qual é a expectativa de público? E de negócios? Nossa expectativa é de 4.000 visitantes. Já são 2.500 inscritos, mas ainda não temos a dimensão do volume de negócios. Saberemos dos números depois de uma pesquisa que pretendemos fazer na feira.