EVENTO

BH abre a temporada 2025 do roadshow "Experiência Rio de Janeiro"

Evento apresentou os destinos do Estado para serem comercializados por agências e operadores; destaques desta edição foram Vale do Café e Serra Verde Imperial


Publicado em 08 de abril de 2025 | 15:52

Belo Horizonte foi a cidade escolhida para abrir a edição 2025 do roadshow "Experiência Rio de Janeiro", promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio. O evento desembarcou no Espaço Meet, no bairro São Bento, reunindo cerca de 120 agentes e operadores de viagens interessados em conhecer melhor os atrativos turísticos do interior fluminense.

O objetivo do roadshow é fortalecer o relacionamento com o mercado emissor de turistas e incentivar a comercialização dos destinos do Estado do Rio. Os participantes também tiveram o a um talkshow com especialistas, que destacaram as 12 regiões turísticas fluminenses e suas experiências autênticas.

Agentes e operadores participaram de rodadas de negócios e worskhop no Espaço Meet - Foto: Edy Fernandes / Divulgação

De acordo com o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, a escolha de Belo Horizonte como ponto de partida do roadshow não foi por acaso. "Minas Gerais é historicamente um dos principais emissores de turistas para o Rio de Janeiro, não apenas para a capital, mas também para o interior do Estado. Nossa intenção é reforçar essa conexão e ampliar as opções de experiências para os viajantes mineiros", destacou.

A meta do "Experiência Rio de Janeiro" é capacitar, até novembro, cerca de 1,5 mil agentes e operadores de viagens em 14 cidades brasileiras. Com isso, espera-se aumentar o fluxo de turistas para diversas regiões do Estado, promovendo o Rio de Janeiro muito além do turismo de sol e mar.

Vale do Café e Serra Verde Imperial

Representantes de 12 regiões turísticas do Estado do Rio participaram do evento em BH - Foto: Edy Fernandes / Divulgação

O Vale do Café, com seus casarões coloniais preservados e fazendas históricas que remetem ao período cafeeiro do século XIX, foi um dos grandes destaques do evento. Os agentes e operadores de turismo tiveram a oportunidade de conhecer as experiências culturais e gastronômicas oferecidas pelo Vale do Café, incluindo hospedagem em fazendas centenárias e as rotas do queijo, cachaça e café, que reforçam o turismo rural e histórico.

Já a Serra Verde Imperial foi representada pela cidade de Petrópolis. O secretário de Turismo do município, Pablo Kling, apresentou a retomada do espetáculo "Som & Luz" no Museu Imperial, uma atração cultural que recria momentos históricos do Brasil por meio de projeções e iluminação cênica. A iniciativa, promovida pela gestão municipal, promete ser um novo atrativo para turistas mineiros que buscam experiências culturais diferenciadas.

Após o sucesso da etapa em BH, o roadshow a por outras 13 cidades brasileiras, incluindo Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no dia 1º de setembro, e se encerra no dia 25 de novembro na cidade do Rio.  "Com essa iniciativa, o Rio de Janeiro busca consolidar seu papel como um dos destinos turísticos mais completos do país, atraindo cada vez mais visitantes de Belo Horizonte e de outras grandes cidades brasileiras", conclui o secretário.