-
Leitor labial revela discussão entre Macron e esposa
-
Médico legista: filhote de cão não causou morte de bebê de um mês
-
Leitor labial revela discussão entre Macron e esposa
-
CEO de ex-dona da Amil é assassinado a tiros em frente a hotel em Nova York
-
Bebê é encontrado em casa com 47 animais abandonados nos EUA
Vídeo mostra momento em que trabalhador escapa por segundos de grande explosão
Acidente em fábrica na China deixou 5 mortos, 19 feridos e 6 pessoas desaparecidas
Uma explosão em uma fábrica química na província de Shandong, no leste da China, matou pelo menos cinco pessoas nesta terça-feira (27). Imagens impressionantes mostram o momento em que um funcionário corre por uma arela enquanto uma bola de fogo se forma ao seu redor, conseguindo escapar por poucos segundos antes das chamas consumirem o caminho por onde havia ado.
De acordo com o “The Sun”, o incidente ocorreu pouco antes do meio-dia no horário local, na planta química Gaomi Youdao, localizada na cidade de Weifang. Além das vítimas fatais, 19 pessoas ficaram feridas e outras seis estão desaparecidas.
💥🇨🇳🔥 A Chinese worker jumps off giant container, which explodes seconds later
— Monitor𝕏 (@MonitorX99800) May 27, 2025
The moment of the monstrous explosion at the Shandong Youdao Chemical plant captured on a video. pic.twitter.com/FevVmAWV3O
A explosão provocou um incêndio de grandes proporções na instalação industrial. Uma coluna de fumaça negra podia ser vista a quilômetros de distância.
Equipes de emergência foram mobilizadas para controlar o incêndio. Mais de 230 bombeiros e 55 veículos foram enviados ao local para combater as chamas, conforme informado pela emissora estatal China Central Television.
Um residente local relatou que sua casa, localizada a mais de 7 km da planta, tremeu com o impacto da explosão.
A fábrica Gaomi Youdao produz pesticidas e produtos químicos para uso médico. A instalação conta com mais de 500 funcionários, segundo registros corporativos.
O Ministério Nacional de Gestão de Emergências da China registrou 21.800 incidentes e 19.600 mortes em 2024. As causas da explosão ainda não foram determinadas pelas autoridades.
Uma série de acidentes semelhantes ocorreu na China nos últimos 12 meses. No mês ado, pelo menos 15 pessoas morreram e 44 ficaram feridas em um incêndio em um prédio residencial na cidade de Nanjing.
Dias antes, um incêndio noturno em uma escola na província de Henan matou 13 crianças enquanto dormiam em um dormitório. Em janeiro, dezenas de pessoas morreram após um incêndio em uma loja na cidade de Xinyu, com a agência Xinhua relatando que o incêndio foi causado pelo uso "ilegal" de fogo por trabalhadores no porão.
No ano ado, uma explosão em uma loja de frango frito no norte da China matou duas pessoas e feriu outras 26.
A recente onda de acidentes levou o presidente Xi Jinping a pedir uma "profunda reflexão" e maiores esforços para evitá-los.